sábado, 20 de setembro de 2014

Bruce Lee e Jiddu Krishnamurti


 Bruce Lee na Wikipedia


       .Pderíamos ficar horas aqui falando desse incível ser humano chamado Bruce Lee. E contar as várias lendas  sobre seu extraordinário condicionamento físico e sua morte misteriosa e precoce. Ou ainda, de suas ténicas de lutas que misturavam todos os estilos conhecidos  para criar um novo no momento da luta. Mas poucos sabem que o Bruce além de um lutador, em todos os sentidos da palavra, era também um pensador. E segundo o própio Bruce, os métodos usados em sua arte marcial, nada mais eram que uma extensão de sua profunda filosofia.

       Aqui está um trecho de um texto do wikipedia abordando essa questão:

       "Embora Lee seja mais conhecido como um artista marcial, também estudou teatro e filosofia, enquanto estava na Universidade de Washington. Estava bem e tinha lido uma extensa quantidade de livros. Seus próprios livros sobre artes marciais e filosofia de combate são conhecidos pelas suas afirmações filosóficas, tanto dentro como fora dos assuntos sobre artes marciais. Sua filosofia eclética, muitas vezes espelhando suas crenças, lutas, embora afirmou que suas artes marciais eram apenas uma metáfora para tais ensinamentos. Acreditava que qualquer conhecimento o levou ao auto-conhecimento, e disse que seu método escolhido foi a auto-expressão das artes marciais. Suas influências incluem o taoísmoJiddu Krishnamurti, e do Budismo. Quando perguntado por Little John, em 1972, qual era sua religião, Lee respondeu: Nenhuma. Também em 1972, quando perguntado se acreditava em Deus, ele respondeu: Para ser perfeitamente franco, na verdade não."


       E aqui está um videosinho que demostra como a filosofia do grande Bruce Lee está completamete influenciada pelas ideias de Krishnamurti.



filosofia:


"Nós não nos tornamos, nós somos! Não se esforce para ser, seja!"


" o pefeito combate não é apenas um jogo, mas é quando é levado a sério"

" eu ainda estou aprendendo,pois para o aprendizado não há um limite"


"em cada dia se esconde uma nova revelação, é uma nova descoberta que poderemos obter"

" A simplicidade é a chave para a luminosidade"

"conhecer a si mesmo é estudar a si mesmo em ação com outra pessoa"

"Um homem sábio pode aprender mais com uma pergunta tola, do que um homem todo pode aprender com uma pergunta sábia"

"A a ação é nossa relação com o outro"

"Quando não houver centro nem circunferência,ali estará a verdade"

" Conhecimento não é suficiente, devemos aplica-lo. O querer não é suficiente devemos fazer"

"Viver realmente é viver para os demais"

"as batalhas da vida não são vencidas pelo homem mais forte ou mais rápido, mas sim pelo homem que pensa que pode vence-las"

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário